ORGANIZADOR DE BOLSA * sem complicação *

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

Bom dia,meninas! Mais uma semana começando e eu tenho vários projetinhos gostosos para fazer!

Hoje deixo o PAP (passo-a-passo) de um organizador de bolsas sem complicação. São apenas alguns retângulos cortados nos tecidos escolhidos e na manta, todos do mesmo tamanho, que será definido por você. 

No modelo apresentado usei um retângulo de 50cm de comprimento por 37cm de largura, já incluso 1cm de margem e costura. Esse organizador devido à utilização da manta acrílica fica firme e pode ser usado também para organizar produtos diversos em sua bancada.

Esse modelo permite que você tenha seis bolsos (3 de cada lado) na parte interna e 6 bolsos na parte externa do organizador, além de um mosquetão para prender as chaves. Pode ser feito com o que se tem a mão pois a combinação dos tecidos e acabamento é de livre escolha. As divisões também podem ser alteradas de acordo com a sua necessidade.

O desenho todo foi pensado para facilitar o corte e a costura para quem não tem os materiais de patchwork (régua e cortador) pois com uma régua escolar simples, você consegue um excelente acabamento, uma vez que poderá usar a própria largura da régua como padrão para riscar as linhas permitindo assim que as mesmas fiquem todas iguais e o acabamento fique certinho.

Esse foi meu primeiro trabalho desse tipo e desenvolvi esses esquemas de corte e de quilt justamente para pessoas como eu que estão começando no patchwork e acabam ficando malucas para casar as costuras.

Note que o pulo do gato é alfinetar todos os bolsos de uma vez e passar a costura utilizando a linha do quilt como guia para a costura não ficar torta. Feito isso a peça já está praticamente pronta só faltando fechá-la. 

Nesse momento você pode optar por não fazer o fundo tipo "caixinha-de-leite" como dizem, e apenas deixar o organizador como se fosse uma carteira tipo pasta que ocupa menos espaço dentro da bolsa. Se você utilizar tecidos de padronagem diferente para os bolsos, nem precisa medir o quadrado nos cantos (passo 19) , pois quando dobrar a peça basta costurar na linha (reta) divisória dos tecidos (passo 20).

Você pode optar também por colocar um fecho ou botão no seu organizador embora isso dificulte o acesso rápido ao seu conteúdo. 


esquema de corte - organizador de bolsa - PAP (DIY)
esquema de quilt - organizador de bolsa patchwork - PAP (DIY)


Siga os esquemas de corte e de quilt e também o passo-a-passo e acredito que não terá dificuldades, qualquer coisa deixe sua dúvida nos comentários que respondo assim que possível.


organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

 CORTAR OS TECIDOS DO BOLSO DO MESMO TAMANHO DO ORGANIZADOR E DEPOIS DIVIDI-LOS AO MEIO CONFORME MOSTRADO NO ESQUEMA  DE CORTE

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

* quadrado de 6cm = largura do fundo 12cm * 

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)

organizador de bolsa em patchwork com PAP (DIY)



BOM TRABALHO    E   BOA SEMANA !!! 


47 comentários:

  1. Que lindos, muito bem feito, Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luci, que bom de ver por aqui, seja bem vinda e volte sempre.
      Obrigada pelos elogios e pelo carinho dos comentários.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  2. Adorei, simples e de muito bom gosto.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Dra. Sonia, pela visita, pelo comentário e pelo elogio.
      Um grande abraço e volte sempre, é muito bem vinda.
      Bjs
      RoAguiar

      Excluir
  3. Amiga, vc acredita que estava procurando um PAP destes ???? Muito obrigada, Ro !!
    Já to te seguindo e sei que seremos boas amigas, né?
    Quando puder, apareça no meu blog também, amiga !!

    Um beijão cheio de carinho
    Helena
    www.diaadiacorridinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena, que bom que gostou do PAP e lhe será útil, essa é a intenção.
      Tenho você em meus favoritos a tempos e sempre dou uma passada pelo teu blog para me inspirar com seus lindos trabalhos, amo suas molduras e estou me "preparando" para fazer umas para meu quarto, vamos ver o que vai sair, kkkk.
      Não te seguia antes porque agora que estou entendendo como essas coisas funcionam. Meu blog é novinho e estou descobrindo esse mundo novo que é a blogosfera agora, mas já fui lá e estou te seguindo também.
      Muito grata pela visita, já lhe enviei o e-mail com o risco do panô de gatinho.
      Se seremos boas amigas? também tenho certeza que sim, amamos as mesmas coisas: Deus, família e artesanato, tudo de bom, né.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  4. Ro, adorei teu jeito de fazer!!! É diferente do que aprendi e vou tentar. Obrigada por compartilhar!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Paula, também aprendi de outro jeito, mas eu queria que ficasse firminha então coloquei a manta, mas aí não dava pra fazer do jeito que aprendi então a gente vai apanhando e acaba achando um jeito bem básico de fazer as coisas do nosso jeitinho, rsrsr
      Que bom que as pessoas estão gostando, obrigada pelo comentário e pela visita.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  5. Amei seu blog!!! Parabéns pelos lindos trabalhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, que bom que gostou, fiquei feliz em vê-la por aqui e obrigada pelos elogios, volte sempre, querida.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  6. Simpes assim!! Amei Ro. Assim que tiver um tempinho. vou fazer um pra mim. Bjokas e obrigada por compartilhar conosco mais essa peça tão util.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flor, que bom que voce gostou. Faz sim fica bem legal e dá pra usar em varios ambientes e para varios fins.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  7. Oi flor adorei esse organizador muito lindo parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dani, que bom que gostou, obrigada pelo comentário, volte sempre é muito bem vinda.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  8. Olá, mais uma vez não me canso de lhe dizer que adoro o seu trabalho, este é espectacular que gostaria de tentar fazer para mim mesma. Além de ser bonita é muito prático para o dia a dia.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, obrigada pela visita e pelo carinho do comentário.
      Fico feliz que tenha gostado, faça um prá você sim, é bem prático de cortar e costurar, acho que sua habilidade com o feltro te dá experiência suficiente para fazê-lo.
      De repente, ao invés de tecido voce poderá usar o feltro, fica bem mais prático de fechar as costuras e hoje em dia tem tanto feltro lindo, né. Boa sorte!
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  9. OI RO,
    AMEI O ORGANIZADOR, E AS CORES ESTÃO UM LUXO!
    BEIJÃO!
    KÁREN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karen, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigada, Rose.
      Beijão pra voce também e bom feriadão!
      RoAguiar

      Excluir
  11. QUE LINDA, COISA DE PROFISSIONAL, EU TENHO UMA, MAS COMPREI PRONTA, ELA TEM ALCINHAS COMO SE FOSSE UMA BOLSA DENTRO DE OUTRA E OS BOLSINHOS SÃO EXTERNOS.

    MAS ESSA É IGUALMENTE LINDA!!
    BEIJOS E ME VISITE!

    http://areformaemforma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viviane, obrigada pela visita e pelo comentário, você é muito gentil.
      Visitei teu blog e aproveitei pra te seguir também, adoro ver pessoas positivas como você curtindo a montagem do primeiro apê, vou te acompanhar aqui de longe mas torcendo por ti.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  12. Rose, adoro pessoas como você, práticas!
    Estou começando e foi ótimo visitar sua página!
    Obrigada por compartilhar!
    Desejo muito sucesso a você!
    Um abraço!

    Bianca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Bianca, obrigada pela visita e pelo comentário.
      Realmente precisamos ser o mais práticas possíveis porque o tempo é curto, senão não dá para fazer tudo o que a gente gosta,né.
      Beijão e bom final de semana,
      RoAguiar

      Excluir
  13. Olá Rosana!
    Acabei de descobrir seu blog e estou adorando o que vi por aqui!
    Beijos

    Cris Miyke
    http://delicinhasecoisinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris, obrigada pela visita e pelo comentário. Que bom que está gostando, olhe tudo e aproveite o que gostar. Fui no seu blog e adorei as receitas, aproveitei para me incluir nos seus seguidores.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  14. Olá adorei seu organizador de bolsa,parabéns a combinação de cores ficou fantastico.Bjs.Enir

    ResponderExcluir
  15. Olá adorei seu organizador de bolsa,parabéns a combinação de cores ficou fantastico.Bjs.Enir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Enir, obrigada pela visita e pelo comentário. Também adorei esses tecidinhos, minha paixão, aliás, é comprar tecidos, adoro.
      Beijão, volte sempre é muito bem vinda por aqui.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  16. Consegui fazer o meu. Ficou lindo. Parabens pelo pap. Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, desculpe a demora em agradecer seu comentário aqui no blog. Estou me desculpando com todos porque recebi essas publicações apenas hoje (acredito que tenha sido algum problema com o servidor do blogger porque a maioria é de mais de um mês).
      Agradeço sinceramente o carinho do seu comentário e fico feliz que tenha gostado do PAP e conseguido fazer o seu organizador. Tenho certeza que ficou lindo, parabéns!
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  17. Estou encantada com o teu bom gosto! vou ser avó pela primeira vez de uma menina,estava procurando na internet idéias para fazer coisinhas carinhosas e encontrei teu blog,passei a manhã de hoje me apaixonando pelos teus feitos, achei de tanta delicadeza e bom gosto o enxoval que você fez, assim como tudo...que fiquei tua fã!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Jane, desculpe a demora em agradecer seu comentário aqui no blog. Estou me desculpando com todos porque recebi essas publicações apenas hoje (acredito que tenha sido algum problema com o servidor do blogger porque a maioria é de mais de um mês).
      Agradeço sinceramente o carinho do seu comentário e fico feliz que tenha gostado do meus trabalhos. Obrigada de coração!
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
    2. Bom dia! estou me inspirando em seus feitos, lógico que nada assim tão perfeito, mas vou "engatinhando"e tentando fazer alguma coisinha para minha netinha que está por vir...bjo grande!

      Excluir
    3. Oi, Jane, o importante é o prazer da gente em fazer mimos para nossas netinhas, nem precisa ficar perfeito elas vão ficar lindas mesmo assim, né, uma delícia esse momento, parabéns e se precisar de ajuda é só pedir.
      Beijos,
      RoAguiar

      Excluir
  18. Adorei! Muito lindo! Obrigada por ensinar como fazer :)

    ResponderExcluir
  19. Oi Rosana! tudo bem?
    espero que sim...procurando na net em como fazer um organizador de bolsa, o primeiro link que apareceu foi o seu, sabia?!! tá famosa!!!
    mas olha essa...encontrei também um outro site que mostrou tudo que vc fez. pelo que entendi, a pessoa copiou seu post inteirinho e em nenhum momento citou a referência, apesar das fotos que ela copiou terem seu link. Deixei um comentário pra plagiadora sem vergonha, hehe.
    Olha aqui o link: http://minhascoisitasdanet.blogspot.com.br/2013/01/organizador-de-bolsa.html?showComment=1390754273789#c1862890573474016862

    Tudo de bom pra vc e família. bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rosana! tudo bem?
    espero que sim. Estava procurando na net um pap de organizador de bolsa e o primeiro link que apareceu foi o seu. Tá famosa hein?!!! rs.
    Também encontrei o link de um blog onde a pessoa copiou seu post todinho!!! apesar das fotos que ela copiou terem seu link, em nenhum momento ela citou a referência. Achei bem chato isso, por isso deixei um comentário, hehe, estamos de olho!!!
    olha o link: http://minhascoisitasdanet.blogspot.com.br/2013/01/organizador-de-bolsa.html?showComment=1390754273789#c1862890573474016862

    Tudo de bom pra vc e família. bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Juliana, saudades! Vou lá no link dar uma olhada mas tenho relevado muita coisa, o pessoal na net tá muito sem noção e nem perco mais meu humor com isso, mas obrigada pelo aviso. Espero que a gente possa se ver no aniversario da Julinha em março.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  21. Boa noite. Pesquisando achei o seu PAP de organizador, simples, sem complicação como diz e muito bem feito. Estou fazendo um inspirada no seu ao terminar colocarei no meu blog, com o link para o seu que serviu de inspiração.
    Obrigada.
    Vera Santana

    ResponderExcluir
  22. Boa noite. Procurando no Google encontrei seu PAP, simples,prático e bem feito. Estou fazendo um baseado no seu, assim que ficar pronto posto no blog e com o link para o seu que serviu de inspiração. Obrigada
    Vera Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera, obrigada pela visita, fico feliz que voce tenha gostado do PAP e possa usá-lo como inspiração, Com certeza seu trabalho ficará lindo,
      Beijão e boa semana,
      RoAguiar

      Excluir
  23. Oi Rô, adorei os seu PAP's. São mais simples que os demais da net. Só fiquei um pouco em dúvida de como faz o fundo tipo "caixinha de leite". Tem algum vídeo no qual vc faça esse fundo?

    ResponderExcluir
  24. Oi Rô, adorei os seu PAP's. São mais simples que os demais da net. Só fiquei um pouco em dúvida de como faz o fundo tipo "caixinha de leite". Tem algum vídeo no qual vc faça esse fundo?

    ResponderExcluir
  25. Oi Rô, adorei o seu PAP. Só fiquei um pouco em dúvida de como fazer o fundo "tipo caixinha de leite". Tem algum vídeo no qual vc faça ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maiani, obrigada pela visita aqui no blog. Infelizmente eu não tenho videos gravados, não saberia te dizer se tem algum video de outra artesã no Youtube, nunca procurei. Mas pense assim, voce costurou as laterais do organizador coloque ele em pé, aberto e verá que fica aquela orelhinha (pontinha) igual a caixinha de leite mesmo, so que na caixa de leite essas pontas são dobradas (ficam grudadas na lateral da caixa,né) mas no tecido a gente corta esse excesso para não ficar grosseiro, agora se voce cortar sem passar aquela costura antes vai ficar um buraco, por isso para facilitar e ficar todos os cantos iguais a gente estabelece uma medida (que será o fundo do organizador) e risca um quadrado para na hora que dobrar voce ver onde deve costurar ( em cima do risco feito anteriormente). Pegue qualquer saquinho de tecido na mão e tente fazer no fundo seguindo o passo-a-passo esse bico, é mais facil fazer do que falar. Voce vai conseguir.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir

Só faltava o seu comentário. Que bom você estar aqui.
Obrigada e Volte sempre.
roaguiar2016@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...