RECICLAR É PRECISO

Artesanato de reciclagem

Final de semana acabou! Hora de sacudir a areia e dar a volta por cima. 

Para começar bem de leve a semana vamos nos inspirar nessas ideias criativas que saquei do meu "baú de coisas que farei um dia". São imagens que falam por si só. Se você é autora de alguma delas meus parabéns, são geniais, terei prazer em lhe dar o crédito, basta enviar-me seu link que acrescento às imagens. São coisas guardadas ao longo do tempo recebidas pelo facebook, pelo e-mail com aqueles recadinhos que quem é cheia das artes vai reconhecer, coisas do tipo "é a sua cara" , "pensei em você" ou "eu quero".  

São um exemplo claro de que podemos reciclar, reutilizar, reaproveitar muuuuuuita coisa que a gente descarta no dia-a-dia. 

Elas também comprovam o salto de qualidade dessas peças eco-artesanais que num passado recente eram muitas vezes de gosto duvidoso. Hoje o que se vê são peças que além de funcionais são elegantes, antenadas com as demais tendências de decoração e caberiam em qualquer projeto independente de seu apelo econômico. 

Por exemplo, numa casa de praia, essa penca de peixinhos que abre o post não ficaria linda na porta de algum armário? Sabe do que são feitos? Acredite, cabos de pincéis, aqueles mesmos, que você usa uma vez só e tchau, fica duro e vai logo pro lixo. Ataquem o arsenal do Maridão, diga que ele merece uns pinceizinhos novos, e tal, mas não percam essa oportunidade.
    
Artesanato de Reciclagem

E o porta-toalhas desse lavabo super romântico. Do que será feito?  Pasmem, são latas de Neston pintadas e decoupadas com guardanapos de flores, parafusadas numa placa de MDF. Na net vocês acharão vários sites ensinando o passo-a-passo dessa técnica de pintura, mas se pintar não é sua praia  você pode colar um tecido bem mimoso que o efeito será o mesmo.

Outra coisa que sobra em muitas residências no começo do ano e inevitavelmente, por ter vida curta, acabam indo para o  lixo, são aquelas agendas de brinde que todo mundo ganha ou conhece alguém que ganha. 

Se você tem habilidade para costurar, que tal fazer umas capas fofas em patchwork, bem caprichadas, fugindo um pouco da mesmice das capas que a gente vê por aí. Se você não for usar, dê de presente todo mundo adora receber um mimo além do que são muito úteis.


Veja esses dois modelos que eu encontrei numa revista japonesa (ah as revistas japonesas, só suspirando mesmo) são o que eu chamo de "modelindos".





E o que dizer desse conjunto de latinhas para sua mesa de escritório, olha a elegância da coisa, eu não disse? Não fiz essas latinhas, não lembro se são de uma revista ou da internet,  mas para quem está achando complicado o acabamento eu costumo fazer assim:  

1) corto uma faixa de tecido medindo o (tamanha de fora mais o de dentro da latinha-no sentido da altura)  X  (circunferência da latinha) 
2) costuro um pedaço de manta acrílica somente na metade de baixo da peça (medida da altura de fora da latinha) e quilto (costurar a manta no tecido) em linhas verticais ou outro desenho que escolher 
3) fecho a lateral formando um tubo (foto), viro (foto) e passo uma costura à máquina para marcar a borda da latinha

Aí é só encapar a belezinha e enfeitá-la do seu jeito. Quando se "encapa" peças pode-se dar o acabamento embaixo da peça de duas maneiras. Uma delas seria você cortar um círculo e pregar com pequenos pontinhos  invisíveis, a outra seria deixar sem acabamento, aberto, para poder trocar a "capinha" sempre que quiser.

artesanato de reciclagem - latinha forrada

artesanato de reciclagem - latinha forrada

artesanato de reciclagem - latinha forrada

Em algumas cidades do Brasil a proibição das sacolinhas plásticas já é uma realidade, então está sendo disseminado o uso de caixas de papelão. Aí você chega em casa e faz o que com essas caixas? Olhe o que o pessoal fez. Encapou e elas viraram cestos para guardar tudo aquilo que só uma mulher encontra para guardar. Ou então faz uma sacola para não amassar suas frutas quando for à feira. 

artesanato de reciclagem - caixas de papelão

artesanato de reciclagem - ecobag caixa de papelão

Aliás na onda das ecobags charmosas (e baratas)  você pode utilizar aqueles modelos básicos que costumam distribuir de brinde em eventos. É só cobrir o logo da empresa com alguma aplicação ou copiar a ideia abaixo que mostra que o simples é sempre lindo.

artesanato de reciclagem - ecobag

Agora, eis a ideia de reciclagem levada ao extremo do bom gosto e da utilidade. Tem coisa mais nociva ao meio ambiente do que pneu velho?  O que eu reservei para terminar o post em grande estilo é esse conjunto para varanda feito com pneus revestidos de cordinha. Até já havia visto umas coisas parecidas mas com esse grau de bom gosto, parei ..........

artesanato de reciclagem - pneus

Bom começo de semana a todas, se quiserem mais inspiração a respeito, leiam meu post 
ou visitem os sites abaixo, são verdadeiras usinas de ideias e as autoras são generosas, ensinam tudo que sabem (o que não é pouco)


Artesanato de reciclagem - vasinho de vidro

BEIJOS 

Feliz  Dia  do  Artesão!

14 comentários:

  1. Nossa que coisas lindas, faltou vc colocar as coisas lindas que você também recicla, como a "gaiolinha dos passarinhos", os pesinhos de porta de gatinhos, as caixinhas de madeira..adoro reciclagem principalmente quando feita assim com tanto bom gosto!!!Adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty,a máquina fotográfica pifou, agora dependo do celular do Ju que tem uma qualidade de imagem melhor, então dificulta, nem sempre tá disponível, mas logo eu resolvo isso,
      bjs

      Excluir
  2. Eu não me canso deolhar todas as maneiras de reciclar, e adoro todas elas.
    O seu post ficou maravilhoso e dá vontade de sair fazendo todas as idéias.
    Adoro ser artesã e acredito que vc também. Um feliz dia pra todas nós.
    bjos
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Denise, nem me fale, o tal "baú de coisas que farei um dia" já virou um container, de tanta coisa linda e criativa que a gente vê por aí. Percebi acompanhando seu blog que tínhamos isso em comum, o amor pelo trabalho bem feito, delicado com capricho. Aprendi a mexer com essas coisas de blog e a postar comentários na semana passada, mas já acompanhava muitas de vocês. Agora estou tirando o atraso, parabenizando e agradecendo a todas. Bjs

      Excluir
  3. Olá,Ro. Gostei muito de vê-la na galeria de amigos da Maria Reciclona. Passei para conhecer seu blog e gostei muito de saber que você aprecia a reciclagem e reconhece, como disse acima, que pode ser uma arte de bom gosto e pode contribuir com muita criatividade para a decoração.
    Espero que volte sempre pra podermos trocar muitas idéias. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu e todas que fazemos parte de sua galeria de amigos é que agradecemos seu empenho nesta causa tão justa pela conscientização das pessoas para o consumo responsável. A intenção por aqui será sempre oferecer alternativas ecológicas para os que nos acompanham.
      Bjs

      Excluir
    2. Valeu, querida. Um abraço e tenha uma ótima semana...

      Excluir
  4. Oi Rô, quanta coisa linda e inspiradora tem aqui no teu blog.
    É impossível ir embora daqui sem te seguir.
    Parabéns pelas boas ideias.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja , obrigada pela visita, fico feliz que tenha gostado.
      Sinta-se a vontade para voltar sempre que quiser.
      Semana que entra estarei postando várias ideias para a Páscoa, se precisar de inspiração dê uma passadinha,será sempre bem vinda.
      Beijos,
      RoAguiar

      Excluir
  5. Reciclar é mais que preciso, é imprescindível. Com arte, carinho, humor e bom gosto, então...
    É um charme só!
    Abraços de "fiquei sócia" procê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana, obrigada pela visita e pelo comentario, que bom que temos essa veia de reciclagem em comum.
      Passei no seu blog e também já fiquei sócia, muita coisa bonita por lá, parabéns.
      Beijão,
      RoAguiar

      Excluir
  6. Olá, boa noite, estamos iniciando um projeto na minha cidade sobre reciclagem de pneus. Estou maravilhada com o que se fazer com pneus. Por favor, sabe me informar onde consigo informações ref. a esse material que é usado nos pneus. Como por exemplo. A corda é sisal? qual o tipo de cola uso, como fazer as tranças, etc.
    Moro em Sabará/Mg, e estou tentando realizar um grande sonho, que é a reciclagem. Você pode me ajudar?
    Meu e-mail é criaeborda@yahoo.com.br
    Seu eu conseguir, provavelmente terei apoio da prefeitura e será bom para a cidade e o planeta.
    Conto com sua ajuda.
    Obrigada e Deus a abençoe.
    Piedade Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula, boa noite pra você também. Fico feliz com sua escolha de trabalhar com reciclagem, adoro o assunto. Não tenho muito conhecimento de causa, faço como amadora alguns trabalhos que vejo na internet.
      Passo a você alguns endereços de sites especializados em reciclagem de pneus, espero que lhe ajude. Boa sorte, querida!

      http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/09/sentado-no-pneu-passo-a-passo-de-pufe-reciclado/

      http://www.essaseoutras.xpg.com.br/como-reutilizar-e-pintar-pneus-usados-fazer-brinquedos-moveis-vasos/

      http://meumundosustentavel.com/noticias/arte-em-pneus/

      http://spechtcriativo.blogspot.com.br/2012/06/cadeira-de-pneus.html

      http://reciclaedecora.com/reciclagem/vasos-suspensos-de-pneus/#more-6666

      Se quiser pedir ajuda a um profissional o blog Maria Reciclona é dez, eles trabalham com isso, adoro o pessoal de lá.

      http://mariareciclona.blogspot.com.br/

      Beijão,
      RoAGuiar

      Excluir
    2. Bom dia, Ana Paula, respondi à sua solicitação a uns 15 dias atrás mas não sei se você viu.
      Recentemente recebi o endereço de um site onde a pessoa ensina o PAP que você gostou com as mesinhas e pufes de pneu com a cordinha. No blog já está atualizada a referencia ao site, se quiser dar uma olhada o endereço está abaixo da foto, é só clicar em AQUI.
      Espero que seja útil,boa sorte
      Beijão,
      RoAguiar


      Excluir

Só faltava o seu comentário. Que bom você estar aqui.
Obrigada e Volte sempre.
roaguiar2016@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...